Overdelivery Para Escritores – Essa Técnica faz Toda a Diferença

Overdelivery Para Escritores – Essa Técnica faz Toda a Diferença

Por Silvio Ferreira – www.silvioferreira.eti.br

Em todos esses anos de experiência como editor e escritor tive a oportunidade de entender muito sobre como funciona a mente dos leitores consumidores de livros.  Pude entender as principais reclamações e queixas.

O perfil do leitor atual é aquele leitor exigente, pesquisador e antenado.  Um cliente não compra um livro por engano. Muito pelo contrário: ele compra e sabe exatamente o que procura naquele livro e quando não encontra, ou não encontra tudo que procurava naquela obra, se sente de certo modo decepcionado e incomodado.   Isso pode fazer com que ele reclame em redes sociais ou em campos de comentários nas próprias lojas virtuais, o que acaba sendo péssimo para a reputação do livro e do escritor.

Por  isso o desafio de um escritor atualmente é ganhar a preferência dos leitores,  ganhar a sua fidelidade como cliente leitor. Você pode fazer isso sempre de forma simples: procure inovar  e melhorar.  Se existir livros concorrentes no mercado, faça melhor, pesquise o que você precisa fazer para fazer o seu livro ser melhor.  Como eu costumo dizer: não faça igual, faça melhor.

Muita coisa pode ser feita para encantar o seu cliente, ganhar a sua confiança. O foco principal é o conteúdo. O cliente compra o seu livro para ler o conteúdo.  Mas nunca, jamais, nem pense em deixar a arte da capa em segundo plano e fazer de “qualquer jeito”. Muitos leitores valorizam e muito uma capa bem feita, bem trabalhada, diferente da mesmice do mercado. Sabe aquele livro que dá vontade de nem tirar do plástico e deixar ele como decoração na sua sala de tão linda é a capa? Pois é. Uma boa capa vai chamar a atenção do leitor antes mesmo do próprio conteúdo.

Brindes de todo o tipo, benefícios variados e promoções espetaculares ajudam e agradam.  Mas isso tudo não irá salvar o seu livro se o conteúdo for ruim e se a capa for uma “bost#45”.

O conteúdo tem que ser bom,  tem que ser ótimo eu diria. E você deve entregar tudo que foi prometido na capa e nas descrições do livro.

E existe uma técnica poderosa que vai arrancar elogios de muitos clientes. É o que chamamos de  Overdelivery.

Overdelivery é a técnica de entregar mais do que foi prometido. É você ir além.  No campo do livros é você entregar mais conteúdo sem prévio aviso. Se o cliente leitor não pode saber, sequer imaginar que ele terá conteúdo à mais o efeito positivo é ainda melhor.

Overdelivery te permite gerar experiência de valor,  porém, a sua essência é muito maior do que isso. Você tem que ser capaz de ultrapassar os padrões de mercado. E você vai conseguir isso através de várias formas.

Em se tratando de livros, umas das formas é entregar mais conteúdo do que o prometido e esperado. Mas você pode também oferecer um excelente atendimento, onde todas as suas dúvidas são sempre respondidas com muita atenção, respeito e até um certo carinho. Você pode também despachar os livros via correios sempre em tempo recorde, quem sabe até com alguma embalagem diferenciada. Você pode sempre entregar brindes aos quais o cliente sequer imaginava que iria ganhar. Isso também vale em entregar cupons de descontos e quaisquer outros brindes, bônus e agrados.

Praticar Overdelivery é surpreender o cliente. Não foque somente em resolver os problemas básicos do cliente.  Se o cliente tiver acesso a um conjunto de soluções para suas dores isso irá surpreendê-lo, encantá-lo, agradá-lo e torná-lo  um seguidor fiel de seus produtos e serviços.

Para que essa prática tenha efeito é indispensável conhecer o seu público.  É preciso saber seus anseios e interesses. É preciso estar conectado com eles, estar próximo.

Pesquisas de satisfação é uma excelente ferramenta para essas finalidades.  Fóruns de discursão também é uma boa saída para entender melhor o que seus clientes procuram, quais dúvidas, o que gostam, etc.

Algo que funciona muito é criar grupos no Watzap ou Telegran ou até mesmo Grupos fechados no Facebook.

Eu já pratiquei essa técnica em livros de minha própria autoria. E garanto que o nível de satisfação aumenta bastante.  No mínimo, leitores que de alguma forma ficaram insatisfeitos com o conteúdo (seja lá qual o motivo) não fazem reclamações publicamente porque  no fundo eles sabem que o conteúdo é muito mais abrangente do que o esperado.

Tudo que falei nesse artigo é apenas o básico. Se você tiver gostado do que leu aqui e quiser aprender muito mais, sugiro o meu curso Academia do Livro. É um curso completo, em vídeo aulas, repleto de materiais de apoio. E o preço? Muito baixinho, eu cobro apenas um valor simbólico para que o curso seja acessível ao máximo possível de pessoas. Conheça o curso, tenho certeza que você vai gostar. Clique aqui.

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